quinta-feira, 14 de abril de 2022

Blefaroplastia: entenda o que ela propõe e quando é indicada

A bleforaplastia – ou cirurgia plástica das pálbebras – é uma cirurgia plástica que objetiva retirar o excesso de pele das pálpebras, com a finalidade de melhorar o local, rejuvenescer a área e produzir um olhar mais marcante e um olhar descansado.

Devido à pele das pálpebras ser bastante fina, o passar dos anos a afeta de forma mais rápida e marcante do que outras áreas do rosto, por essa razão, às vezes de forma precoce, tornam-se uma das principais marcas de envelhecimento, podendo causar desconforto a homens e mulheres.

Como saber se você precisa da Blefaroplastia?

A pele humana tende a passar por um processo natural de danificação com o passar do tempo, aumento da idade, então surge a formação rugas, flacidez e manchas. Alguns fatores externos podem afetar no processo de envelhecimento da pele e acelerá-lo como contato direto com o sol sem o uso de protetor solar, má alimentação (principalmente, consumo exacerbado de açúcar e industrializados), poluição, uso frequente de entorpecentes (álcool, tabaco, drogas), má higienização e dormir com maquiagem.

Todos esses fatores podem levar ao envelhecimento precoce da pele, notado principalmente na face e no colo. Dentre estes, há ainda, o destaque da área dos olhos que criam marcas de expressão devido ao decaimento da pele das pálpebras, a flacidez, o acúmulo de gordura e o excesso de pele , que passam a impressão de um olhar cansado e pode fazer com que o/a paciente pareça mais velho/a do que realmente é.

Deste modo, a blefaroplastia é indicada a pacientes que possuem ptose, quer dizer, queda da pálpebra, seja por razões musculares ou pseudoptoses palpebral, excesso de pele, e excesso de gordura na região inferior, sob os olhos.

Assim, é indicada a homens e mulheres que buscam melhorar a pele das pálpebras e as bolsas que se formam em torno dos olhos. Além dos benefícios estéticos relacionados à suavização das linhas dos olhos, o resultado possui valor também para a saúde, pois pode melhorar o campo de visão devido aos impactos causados pela pálpebra caída.

A blefaroplastia oferece um resultado natural, que não altera o formato/contornos do olhos, e mesmo sem a combinação a outros procedimento de rejuvenescimento fácil, garante um aspecto mais jovem à face e à área dos olhos, de modo que sequer parecerá que o/a paciente passou por uma cirurgia plástica. Ademais, o tempo de cirurgia é curto, bem como o tempo de internação, a recuperação é rápida e o resultado duradouro.

Como procurar um profissional qualificado para a Blefaroplastia?

A blefaroplastia pode ser a razão de orgulho e de autoestima do/a paciente, mas isto pode ser invertido em caso de uma má escolha do profissional: de uma cirurgia simples e segura, ela pode se transformar em algo passível de arrependimento e até mesmo colocar a sua vida em risco.

Logo, para bons resultados estéticos e para não arriscar a sua saúde, é indispensável a busca por um profissional responsável e que esteja atuando dentro dos trâmites médicos legais.

Assim, você deve procurar o profissional de forma atenta, podendo recorrer a amigos e pessoas conhecidas que já tenham realizado algum procedimento estético com um cirurgião X, e sempre deve pesquisar pelos seguintes dados: higiene da clínica/local, regularização do cirurgião e da clínica.

Busque pelo registro do cirurgião no Conselho Federal de Medicina (CFM) e se informe se o mesmo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), também faz-se necessário verificar se o hospital/clínica possui creditação para realizar cirurgias de médio porte. Busque também por processos sofridos pelo médico responsável ou pela clínica.

Qual a média de valor da Blefaroplastia?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) entendem que o valor de uma cirurgia plástica pode variar de acordo com diversas situações sociais, geográficas e econômicas o qual estão inseridas, portanto, não pode ser definido de modo leviano na internet.

De acordo com o Artigo 9° da CFM e da SBCP, “Nenhum associado da SBCP, nem mesmo a SBCP poderá divulgar preços e/ou condições de pagamento em internet, material publicitário ou imprensa leiga (rádio, televisão, jornais, revistas, etc.)”.

Em respeito ao código do CFM e da SBCP, recomendamos que busque pelos valores diretamente com as clínicas de seu interesse para a realização da cirurgia.

Quais são os exames necessários para a Blefaroplastia?

exames Blefaroplastia

Existem alguns exames básicos necessários para averiguar o estado de saúde do/a paciente, sendo estes exames padrões em toda blefaroplastia. Contudo, dependendo da idade do/a paciente ou de alguma condição de saúde específica (relacionada a alguma doença ou condição genética), o cirurgião pode exigir exames extras específicos para o caso. Os exames comuns são:

  • Exames de sangue: Hemograma; Coagulograma; Glicemia em jejum, Dosagem de ureia e creatinina no sangue.
  • eletrocardiograma;

Quais são os cuidados pré-operatórios?

Mesmo que seja uma cirurgia simples, alguns cuidados simples são necessários para evitar complicações na cirurgia e garantir uma boa recuperação/cicatrização. Tendo essa assertiva em foco, é importante:

  • Evite o consumo de drogas lícitas como álcool e tabagismo e drogas ilícitas, por no mínimo 4 semanas antes da cirurgia;
  • Interromper o uso de medicações com ações anticoagulantes;
  • Açúcar e comidas com farinha de trigo por cerca de 48 horas antes da cirurgia;
  • Respeitar o período de Jejum (de 8 a 12 horas) recomendado pelo médico;
  • Não utilizar cosméticos e acessórios no dia da cirurgia;
  • Em caso de gripes, resfriados ou qualquer indisposição de saúde, avisar com ao menos 4 dias de antecedência.

Como é realizada a Blefaroplastia?

blefaroplastia

O procedimento da blefaroplastia é simples e pouco invasivo, sendo que o tempo médio de duração da cirurgia é de 40 a 90 minutos, o tempo de internação varia entre 6 e 12 horas e a anestesia utilizada pode ser a local ou a geral.

A blefaroplastia mais buscada é a das pálpebras inferiores, esta pode ser interna ou externa, dependendo do caso ou da necessidade do paciente. Em caso de ser optada a blefaroplastia inferior interna, o cirurgião plástico irá afastar as pálpebras com um instrumento cirúrgico chamado retrator, em seguida, é realizada uma incisão na conjuntiva e, a partir dela, o médico cirurgião fará o acesso com um dispositivo cauterizador.

Por fim, o cirurgião removerá o excesso de gordura para reduzir o inchaço da área e reposiciona o depósito de gordura e não é necessária sutura na incisão.

Já na blefaroplastia inferior externa, o cirurgião plástico realizará uma incisão no epicanto, posteriormente faz uma incisão na camada muscular para alcançar a gordura orbital, então, ele remove o excesso de pele e músculo e gordura e encerra com as suturas.

Na blefaroplastia superior, outros componentes podem ser retirados caso seja preciso, se houver outros elementos atrapalhando a visão. Todavia, como nas outras modalidades, ocorrem incisões no septo orbital, sob a camada muscular e, através destas, o cirurgião tem acesso aos depósitos de gordura. Dependendo da necessidade do/a paciente, ele irá tirar pele ou gordura (podendo ser ambos), modelar a área e suturar o local.

Como é o pós-operatório da Blefaroplastia?

Por se tratar de uma cirurgia simples, o pós-operatório não é tão ruim, entretanto, os olhos são uma área bastante sensíveis e que podem causar bastante incômodos como dores e inchaços na região e possíveis hematomas. Os cuidados para controlar e minimizar esses desconfortos são:

  • Repouso absoluto por, no mínimo, uma semana;
  • Evitar drogas lícitas e ilícitas;
  • Evitar contato com o sol por dois meses;
  • Utilizar compressas frias de chá de camomila na região para diminuir o inchaço (a cada 3 horas);
  • Utilizar óculos escuros (mesmo dentro de casa) diariamente por cerca de 30 dias;
  • Ter uma boa alimentação e consumir bastante líquidos.
  • Evitar o uso de lentes de contato por ao menos duas semanas;
  • Higienizar o local com soro fisiológico, água e sabonete neutro;
  • Evitar atividades físicas, de diferentes modalidades, por um mês, minimamente.

Seguindo esses cuidados, a recuperação será acelerada e garantirá uma boa cicatrização. Quanto às cicatrizes da Blefaroplastia, estas são bem discretas podendo ficar quase invisíveis, dependendo de como ocorreu o procedimento e de como o paciente se cuidou após a cirurgia.

Deixe sua avaliação

O post Blefaroplastia: entenda o que ela propõe e quando é indicada apareceu primeiro em Dr. Marco Cassol - Cirurgião Plástico em São Paulo.



por Dr. Marco Cassol – Cirurgião Plástico em São Paulo https://ift.tt/DF5MvE6
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rinoplastia - Cirurgia No Nariz

A CIRURGIA DE NARIZ  A rinoplastia, é uma cirurgia que altera a forma do nariz.  A motivação para a rinoplastia pode ser mudar a aparência ...